NiTfm live

Na cidade

Já pode guardar as suas coisas dentro de cacifos na Praia de Paço de Arcos

O serviço foi criado pela startup portuguesa Bloq.it e está disponível desde segunda-feira, 12 de agosto.
Tem de descarregar a app.

Foram instalados esta segunda-feira, 12 de agosto. Os cacifos da Bloq.it servem para guardar com segurança objetos de valor — como as chaves de casa, documentos e dinheiro — ou coisas que não quer levar para a praia, como uma mochila ou o capacete da mota. Os primeiros já estão a funcionar na Praia de Paço de Arcos, em Oeiras. Vão chegar mais dois até ao final do ano: nas praias de Carcavelos e Torre, por esta ordem.

A Bloq.it é uma startup portuguesa criada há seis meses por três amigos, dois portugueses e um esloveno, com idades entre os 20 e os 24 anos. O objetivo “é criar uma rede de cacifos em locais públicos, praias, centros urbanos, centros comerciais e estações para as pessoas poderem sempre guardar as suas coisas em segurança”, explica à NiT João Lopes, um dos fundadores. A ideia surgiu há cerca de um ano enquanto João participava num programa de empreendedorismo em Silicon Valley, a famosa região da Califórnia (EUA) onde se concentram muitas empresas ligadas à tecnologia.

O produto final foi desenvolvido de raiz pelos três amigos. Os cacifos têm, ao todo, 29 portas: 20 pequenas (os “bricks”) e nove grandes (as “boxes”), que servem para guardar objetos de maior dimensão. Todas as divisórias estão equipadas com cabos para carregar os telemóveis (iPhone, USB-C e micro USB).

O custo inicial para abrir uma porta é de 50 cêntimos. Depois, é cobrado um cêntimo por minuto nos bricks e dois cêntimos por minuto nas boxes. As portas são abertas através da app da Bloq.it (disponível para iOS e Android).

Na tal app, os utilizadores podem encontrar os cacifos da Bloq.it, escolher a porta que querem usar, definir o próprio PIN de segurança para desbloquear o cacifo e pagar com cartão.

Os cacifos são assim.