NiTfm live

Na cidade

Já há data para ligar as luzes de Natal no Porto (incluindo a árvore gigante)

A instalação está quase concluída, diz a autarquia. No total são 80 ruas da cidade que estarão iluminadas.
30 de novembro é o dia.

São 80 avenidas, ruas, praças e jardins da cidade do Porto que se vão iluminar ao mesmo tempo durante a tarde de 30 de novembro, um sábado. A ideia é celebrar o Natal, claro — a autarquia diz que a instalação está quase concluída.

Só falta terminar a preparação para a árvore gigante que começou esta semana a ser erguida na Praça do General Humberto Delgado, em frente do edifício da câmara municipal.

No total, serão usadas 2,4 milhões de microlâmpadas LED, de baixo consumo, ligadas por quase 26 quilómetros de cabos. Só a árvore gigante de Natal — que terá 30 metros de altura — vai ter 31 mil e 600 lâmpadas.

As luzes vão ligar-se todos os dias depois das 17h30 até ao Dia de Reis. A árvore será inaugurada às 18 horas de dia 30, depois de uma festa na Avenida dos Aliados cuja programação ainda não foi revelada.

A câmara municipal diz que este será o Natal mais iluminado de sempre no Porto, que vai incluir 20 novos locais, entre eles a Praça da República, o Largo do Padrão ou a Rua da Firmeza, entre outros — consulte a lista completa no site da autarquia. O investimento ultrapassa os 375 mil euros.