NiTfm live

na cidade

Já há data para se acenderem as luzes de Natal no Porto — com concertos grátis e pistas de gelo

Mais de dois milhões de luzes vão ser ligadas, ao som da música de Carolina Deslandes e do Saint Dominic's Gospel Choir. 

No ano passado, a árvore foi assim.

Ponha um lembrete no telemóvel e comece já a avisar os amigos: no dia 1 de dezembro o Natal chega ao Porto e a festa vai ser épica. Neste dia, um sábado, mais de dois milhões de microlâmpadas LED vão ser ligadas em quase 60 locais da cidade, entre ruas, praças, jardins e edifícios. Este Natal será, diz a Câmara do Porto, o mais luminoso de sempre.

As iluminações de Natal são oficialmente inauguradas às 18 horas. Ao mesmo tempo, ligam-se pela primeira vez as 29 mil lâmpadas da Árvore de Natal 2018. Esta volta a ficar na Praça do General Humberto Delgado, em frente do edifício da Câmara do Porto.

A árvore, de 12 toneladas, tem 40 metros de altura, 20 de diâmetro e será uma das maiores do País. As luzes dos seus ramos vão acender-se todos os dias a partir das 17h30, e aos sábados e domingos à tarde, haverá contos e espetáculos infantis no interior.

Neste feriado, que calha a um sábado, o momento da ligação das luzes de Natal é celebrado com uma gigante festa, um pouco por toda a cidade mas tendo como ponto principal a Avenida dos Aliados. O evento começa logo ao início da tarde pela Baixa do Porto onde, a partir das 15 horas, haverá coros e bandas itinerantes a percorrer as principais ruas e praças. Pelas 16 horas, a escadaria dos Clérigos servirá de palco para o primeiro de sete concertos de mais um ciclo “Natal à Porta”.

Enquanto isso, nos Aliados, pelas 15h30 começam os espectáculos, em primeiro lugar com a comédia do artista de rua francês Mr. Bang. Depois, pelas 16h30, no palco montado junto ao Espelho de Água atua Carolina Deslandes. O concerto da cantora de “A Vida Toda” antecederá o momento da ligação das luzes e da Árvore de Natal, marcado para as 18 horas, que será acompanhado por um espetáculo de fogo de artifício.

Já com toda a cidade iluminada, pelas 18h30, um dos mais antigos e conceituados coros de gospel do País, o Saint Dominic’s Gospel Choir, atua no mesmo palco: são 50 músicos e muitos clássicos de Natal.