NiTfm live

na cidade

Já conhece o Airbnb das autocaravanas? Está a render milhares de euros

Plataforma de aluguer de campervans entrou no mercado em julho e o sucesso tem sido gigante: para os donos e para quem as usa.
Uma forma diferente de ir à aventura.

É conhecida como o “Airbnb de autocaravanas”, um sucesso à escala mundial. E em Portugal, País de praias, de surf, de costa imensa e de um interior riquíssimo, a coisa não se poderia fazer por menos. Há cerca de meio ano no mercado português, a Yescapa teve um sucesso enorme nos seus primeiros meses, tendo já gerado meio milhão de euros aos proprietários portugueses que alugam as suas campervans.

A ideia é muito simples: tal como acontece na plataforma de alojamento local, pretende-se simplesmente unir proprietários de autocaravanas a pessoas que queiram ter umas férias diferentes, em contacto com a natureza, e a preços mais acessíveis.

Chegada a Portugal em julho de 2018, a startup de origem francesa já tem 250 proprietários registados e 3.500 utilizadores portugueses que recorreram mais de 740 vezes à plataforma. Em 2018, houve mais de quatro mil pedidos de reservas para Portugal.

Com seis anos de vida, a Yescapa estava até 2018 em cinco países da Europa: França, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, a que se acrescentou, no ano passado, Portugal. No total, já tem cerca de cinco mil veículos disponíveis e mais de 200 mil utilizadores.

site funciona como uma espécie de “consumo colaborativo”. Ou seja, é uma intermediária no aluguer de autocaravanas e campervans entre particulares.

Toca a ir de viagem.

O que o utilizador consegue online é um serviço de aluguer completo, com seguro e assistência incluídos, responsabilizando-se a empresa por questões de segurança — como a verificação da identidade dos proprietários e do estado operacional de todos os veículos da plataforma.

Disponíveis para alugar, estão milhares de autocaravanas, furgões transformados e campervans, isto do ponto de vista de quem procura.

Do lado de quem oferece, o serviço permite ao proprietário rentabilizar o seu veículo, financiar as manutenções e criar uma nova fonte de rendimento — até porque, segundo dados estatísticos, cada pessoa apenas usa em média a sua autocaravana cerca de 70 dias por ano. 

A startup foi fundada em 2012 por Benoit Panel e Adrien Pinson, em França. Após uma angariação de fundos de três milhões de euros, conseguiu expandir o serviço para a Europa.

Dormida com vista para o mar.

“A Yescapa chegou há menos de um ano a Portugal pelo que a aceitação que tivemos até agora superou em muito as nossas expetativas”, explica a luso-descendente Julie da Vara, Chief Operating Officer da Yescapa. “Para além da tendência de muitos alemães e franceses alugarem autocaravanas para férias em Portugal, notamos que os portugueses têm a tendência de usar autocaravanas para visitar países como Espanha e França”.

Dos alugueres realizados em Portugal em 2018, 40 por cento foram assinados por portugueses e 60 por cento por viajantes europeus, com destaque para os alemães e para os franceses. Esta é uma tendência que a cadeia pensa que se vai intensificar em 2019, uma vez que já existem mais de 100 reservas feitas por cidadãos alemães para este ano.  

A Yescapa pretende triplicar o número de reservas e continuar a aumentar o número de autocaravanas ao dispor dos viajantes em Portugal ao longo de 2019. A empresa quer ainda potenciar o turismo em zonas do interior ou locais menos turísticas, mas com património relevante.