NiTfm live

Na cidade

IPMA alerta: esta quarta-feira há chuva, vento forte, trovoada e pode cair neve

Há, ainda, sete distritos do País em aviso amarelo devido à forte agitação marítima.
Não se esqueça do guarda-chuva.

Esta quarta-feira, 15 de janeiro, saia de casa preparado para todas as condições meteorológicas típicas no inverno: casaco quente e impermeável, gorro, luvas, cachecol e galochas. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai precisar de tudo isto.

Estão sete distritos — Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa — em aviso amarelo por causa da forte agitação marítima. O alerta mantém-se até às 18 horas, prevendo-se ondas de quatro a cinco metros.

Os três primeiros distritos estão, ainda, sob o mesmo tipo de aviso devido à previsão de períodos de chuva, por vezes intensos, até às 9 horas desta quarta-feira.

De acordo com o IPMA, está também prevista trovoada no litoral e possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

O vento é outra das preocupações, uma vez que, nas terras altas, pode ser moderado a forte do quadrante sul, com rajadas até aos 100 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, há uma ligeira subida. As mínimas vão variar entre os cinco graus (Guarda) e os 14 (Lisboa) e as máximas entre os oito (Guarda) e os 18 graus (Faro, Setúbal, Santarém e Leiria).