NiTfm live

Na cidade

Herdeira da Zara vai construir resort de luxo em Tróia

Sandra Ortega terá comprado à Sonae 340 hectares, no total de 50 milhões de euros.
Vai ser algo em grande.

Sandra Ortega, filha do fundador da Inditex e herdeira de marcas como a Zara, prepara-se para construir um resort de luxo em Portugal. A milionária espanhola comprou à Sonae 340 hectares, no total de 50 milhões de euros.

Segundo o jornal “Expresso”, o projeto turístico irá nascer na península de Tróia e vai chamar-se Ferrado Comporta, embora não fique nesta zona.

“É um projeto turístico em Tróia que se distingue por não ter fins especulativos e ser um investimento de longo prazo, em que iremos desenvolver apenas 20% da capacidade prevista no plano de pormenor, que é o que esta duna suporta sem ser devassada por construção”, explica à mesma publicação José António Sousa Uva, proprietário da herdade São Lourenço do Barrocal, em Monsaraz, e que é o sócio português de Sandra Ortega no projeto da Ferrado Comporta, onde está como acionista minoritário.

Inicialmente, Sandra Ortega irá apostar na reflorestação e recuperação das dunas, o que irá custar 20 milhões de euros. O processo envolve arrancar eucaliptos plantados nos anos 60, substituindo-os por pinheiros ou zimbreiras. 

Após esta fase, a filha de Amancio Ortega irá ordenar a construção de 100 unidades de alojamento, distribuídas por um hotel e um aldeamento turístico. A previsão é que tudo esteja concluído até meados 2024.

Segundo o “Diário do Distrito”, o resort de luxo terá um posto médico, com heliporto para o INEM, e um parque de estacionamento com 750 lugares. Sabe-se também que o complexo turístico não terá carros, sendo a circulação feita apenas de bicicleta ou buggies.