NiTfm live

Na cidade

Heden Santa Apolónia: o novo espaço de cowork sustentável de Lisboa

Uma central fotovoltaica, fachada bioclimática, acessibilidade e programas culturais são algumas das características do local.
Um ambiente de trabalho sustentável.

Com uma localização privilegiada no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, o Heden Santa Apolónia é o mais novo cowork sustentável de Lisboa. O espaço com mil metros quadrados vai ser aberto para as empresas e coworkers no dia 1 de dezembro, mas em novembro já começa a funcionar para eventos privados.

Instalado num dos emblemáticos edifícios projetados pelo arquiteto Carrilho da Graça, a construção inclui uma central fotovoltaica, capaz de alimentar a grande maioria das suas necessidades energéticas; uma fachada verde bioclimática, responsável por um arrefecimento passivo; iluminação LED de baixo consumo; e uma parceria com a primeira cooperativa de energia renovável portuguesa.

A marca portuguesa de hubs criativos de coworking já detém outros dois espaços em Lisboa: o Heden Graça e o Heden Chiado. Além da sustentabilidade, os espaços Heden têm como objetivo promover o bem-estar dos coworkers disponibilizando Yoga, massagens, meditação e outras terapias a preços acessíveis.

“Mais do que uma rede de espaços de coworking, o Heden é um espaço de encontro, partilha e colaboração entre indivíduos e equipas de múltiplas nacionalidades, géneros, backgrounds, etnias e religiões, capaz de contribuir para o desenvolvimento pessoal e a integração dos seus membros em redes de colaboração e cooperação”, explicam Laszlo Varga e Manuel Bastos, fundadores deste conceito.

Para acelerar o processo de igualdade salarial entre géneros, o Heden promove uma discriminação positiva e oferece às coworkers mulheres, que tenham passe mensal, um desconto equivalente a diferença salarial média em Portugal, que é de 17,5 por cento.

Os preços do novo espaço Heden Santa Apolónia vão variar entre os 20€ e os 2500 euros.

O novo espaço de Santa Apolónia.