na cidade

Há um novo cowork ecológico na Graça com desconto para mulheres

Espaço tem realizadores, designers, bloggers de todo o mundo. Preços começam nos 150€ e as mulheres pagam menos 17,50 por cento, que é a diferença salarial que têm para os homens.

Chama-se Heden, fica na Graça, nasceu em dezembro de 2017 e a procura está a ser de tal forma grande que os criadores já têm planos para abrir em breve um segundo espaço, também no centro de Lisboa. 

São 500 metros quadrados, distribuídos por dois pisos, com 18 mesas de coworking que passarão em breve a 30, e quatro Estúdios para Artistas a inaugurar em abril.

Tudo isto nasceu da vontade de dois amigos, Laszlo Varga e Manuel Bastos, “em criar um projecto que sintetize numa visão integrada” os seus backgrounds em Arquitetura e Turismo, explicou à NiT um dos co-criadores, Manuel Bastos.

Como arquiteto, Laszlo planeou e geriu o design e a construção de projectos para a Google em Madrid, Tel Aviv e Califórnia nos últimos anos. Manuel Bastos, enquanto manager do The Independente Collective, dedicou-se à gestão operacional e programação cultural. Juntos, pensaram num novo conceito de coworking, num “espírito mediterrânico” dizem, com design cosmopolita e acolhedor, e combinando o espaço de trabalho com estúdios para artistas e um espaço para eventos culturais.

O nome surgiu da contracção da palavras Hidden e Eden, e é também holandês para “agora” ou “presente”. Pretende ser um lugar e um porto para uma comunidade criativa,  respondendo à necessidade crescente de espaços de trabalho para residentes, visitantes e nómadas digitais, mas de uma forma integrada no bairro e em parceria com agentes económicos e culturais locais.

Espaços com materiais sustentáveis.

Manuel Bastos atende o telefone em inglês e percebe-se porquê: realizadores, web designers, designers gráficos, marketeers, académicos, arquitetos, tradutores, bloggers e, em breve, artistas plásticos, artistas multimédia, designers de moda e até um Colectivo Internacional de Wellness são alguns dos utilizadores do Heden. E vêm de todo o mundo: Portugal, França, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Tailândia, Turquia, Hungria, Brasil e Argentina.