NiTfm live

Na cidade

Mau tempo: depressão Amelie traz chuva e vento a Portugal já este sábado

Pelo menos até segunda-feira, dia 4, a precipitação e instabilidade continuam em todo o País.

Depois de uma semana de chuva e vento a afetar sobretudo o norte do País, eis que chega à Europa uma nova depressão, que ganhou o nome de Amelie e que vai influenciar o estado do tempo em Portugal — já este sábado, 2 de novembro.

Durante esta madrugada, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um comunicado onde explica que foi atribuído o nome de Amelie a uma depressão centrada a sul da Islândia e em deslocamento para leste-sueste, em direção ao Golfo da Biscaia.

Assim, diz o IPMA, de acordo com as previsões de evolução do fenómeno prevê-se que em Portugal a Amelia não deva ter impacto direto significativo; sendo no entanto esperada a ocorrência de precipitação e intensificação do vento a partir do final deste dia 2 no litoral Norte e Centro e nas terras altas, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal associado à depressão.

A acumulação de precipitação não deverá atingir valores correspondentes ao aviso Amarelo, adianta o instituto, no entanto a rajada máxima nas terras altas irá ter intensidades até 90 quilómetros por hora podendo vir a ser emitido esse aviso para essas regiões.

E já sabe, não se aproxime do mar: as zonas marítimas também serão afetadas com agitação marítima forte e consequente emissão de aviso Amarelo a norte do Cabo Raso para o domingo, dia 3.

Olhando para o site do IPMA, pelo menos até segunda-feira, 4 de novembro, a chuva não dará tréguas em todo o território continental, sendo no entanto esperada uma ligeira melhoria para a região centro a meio da próxima semana.