NiTfm live

Na cidade

Há cidades e aldeias de Portugal cobertas de branco — veja as fotos do nevão

Uma massa de ar polar da Europa Central trouxe a neve para o interior do País. Uma ajuda a quem por ali também fica em casa.
Foto de Carlos Andrade, na Guarda.

A neve “começou fraquinha ao final da tarde de segunda-feira, parecia que ia dispersar”, conta à NiT Carlos Andrade, que mora numa aldeia perto da Guarda. Mas na terça-feira, 31 de março, as aldeias deste e de outros distritos do interior acordaram mesmo para uma imagem já um pouco fora de época: completamente cobertas de branco.

Mesmo para os milhares de portugueses que estão em casa, foi impossível não reparar que o último dia de março começou, em todo o País, mais frio. A culpa é de uma massa de ar polar que vem da Europa Central e que levou a uma queda de temperatura, chuva e até neve em vários locais. Há estradas cortadas e aldeias cobertas de neve, o que facilita o objetivo comum dos dias que correm: evitar ao máximo sair.

View this post on Instagram

A ver a neve…#snow #neve #cats #gatos #fiqueemcasa #stayhome

A post shared by Helder Sequeira (@sequeirahelder) on

Mesmo em casa, este despertar para imagens não muito frequentes levou à recolha de imagens e partilhas nas redes sociais com cenários das aldeias e cidades da Guarda, Fundão, Covilhã e Belmonte, entre outros. A neve chegou por uma massa polar da Escandinávia, que vai afetar o norte da Península Ibérica nos próximos dias.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, seis distritos do País estão em alerta amarelo esta terça-feira, 31 de março, quatro deles devido à forte chuva que se deverá sentir durante a tarde. Os outros dois estão em aviso mas devido precisamente à neve: Castelo Branco e Guarda. O nevão também já obrigou ao encerramento de estradas na Serra da Estrela.

De seguida, carregue na galeria para ver algumas das incríveis imagens que mostram o interior do País coberto de branco, no dia em que o mês de março se despede.