NiTfm live

Na cidade

Há cada vez mais Pumbas, perdão, javalis em Portugal

Este aumento tem acontecido em todos os países europeus ao longo dos últimos anos.
A população desta espécie está a crescer.

O número de javalis aumentou em Portugal e, consequentemente, os pedidos de abate também. É o que diz o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que confirma também que o fenómeno se tem verificado em praticamente todos os países europeus ao longo dos últimos dez anos.

“Tendo em conta o número crescente dos avistamentos, o aumento dos pedidos de correção de densidades [número da população] e o consequente aumento do número de abates por parte das zonas de caça, existe uma perceção de que as populações desta espécie estão a aumentar”, disse o ICN, citado pela “TVI24”, à agência “Lusa”.

Para controlar este aumento, o governo implementou um plano de correção em colaboração com as organizações do setor da caça. Até 30 de setembro, ao abrigo dos dois editais publicados sobre o tema, é permitido abater javalis em zonas de caça. Se necessário, esse período poderá ser alargado, consoante a avaliação marcada para outubro.

“A sua elevada capacidade de reprodução, de adaptação a vários ambientes e a diversas fontes de alimentação potenciam a sua dispersão”, destaca o ICNF, indicando que os incêndios e a seca têm contribuído para isso.

Este instituto está a realizar um estudo de um ano sobre a biologia do javali, através de observações diretas e indiretas nas zonas de amostragem previamente definidas.