Back in Town

Há uma app para conhecer a história da cidade de Lisboa

A Guide4u Lisbon foi lançada este mês e explica tudo sobre a cidade através de um audioguia. De headphones nos ouvidos, vai ouvir falar sobre os Descobrimentos.

Imagine-se a passear por Lisboa enquanto alguém lhe explica, tim tim por tim tim, a história dos monumentos e dos pontos da cidade onde se encontra. Agora imagine que não precisa de ter ninguém ao seu lado a explicar-lhe isso e a provocar-lhe um torcicolo de tanto olhar para o lado — porque é falta de educação não olhar para quem está a falar connosco. Como? Uma palavra: audioguia.

A ideia é da Guide4u, uma aplicação lançada este mês para qualquer pessoa que queira conhecer Lisboa. Pode estar numa esplanada, no quarto de hotel ou mesmo a olhar para os monumentos para ouvir falar sobre eles.

A aplicação está disponível em cinco línguas diferentes, português, inglês, espanhol, francês e italiano e é interpretada por locutores e voice overs profissionais. Os utilizadores podem aprender sobre 18 pontos da cidade, que podem ser georreferenciados a partir do local onde se encontra o smartphone.

Existem dois ficheiros áudio sobre cada local, um deles conta o que se está a ver e o outro conta a história daquele espaço. A aplicação está disponível para Android e iOS, pelo valor de 1,99€.

Caso pretenda apenas conhecer a aplicação antes de investir, pode instalar a versão gratuita, onde pode aprender sobre o Miradouro de S. Pedro de Alcântara, a Rua Augusta, o Bairro de Alfama, o Castelo de S. Jorge e a Praça do Comércio. A plataforma Guide4u quer também começar a expandir para o resto do país.

tags: app, guide4u, lisboa
Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo