na cidade

Aproveite, vai tudo acabar: aguaceiros e descida de temperatura no fim de semana

Portugal vive esta quarta-feira um dia de verão em quase todo o território, mas as coisas vão mudar em algumas regiões.

Portugal espera esta quarta-feira, 16 de maio, um dia com temperaturas de verão na maioria do território, sobretudo na região centro e na zona de Lisboa, onde os termómetros deverão chegar, ou até ultrapassar, os 30 graus.

O tempo estará de tal forma quente e seco (e também com algum vento) que a situação já motivou um alerta de incêndio por parte da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em vigor até quinta-feira.

No entanto, as coisas vão mudar e já na quinta-feira as temperaturas vão descer em todo o Pais.

Segundo a meteorologista Maria João Frada, do IPMA, ao “Jornal de Notícias”, para dia 17 já está prevista uma pequena descida dos valores da temperatura máxima na região Sul e também na região de Lisboa, devido à mudança do vento do quadrante leste para o quadrante oeste.

Nas restantes regiões ainda se prevêem temperaturas relativamente elevadas e sem grande variação nesse dia. No entanto, e de acordo com o IPMA, a partir de sexta-feira e até ao fim de semana aumenta a probabilidade de aguaceiros e de trovoadas nas regiões do interior.

“A temperatura máxima tem tendência a descer em todo o território na sexta-feira e de forma mais significativa entre os 2 a 4/5 graus Celsius, ou até mais, e depois vão manter-se estáveis durante o fim de semana”, adiantou a mesma fonte. Na sexta-feira espera-se também nebulosidade baixa, neblinas e nevoeiros a afetar o litoral oeste com tendência a dissipar.

Tal não impede que em Lisboa não consiga ter um fim de semana agradável e ao ar livre, pois por enquanto as previsões apontam para 27 graus e céu com algumas nuvens. Já no Porto, as coisas serão diferentes e há aguaceiros previstos para sexta-feira. A sul, a temperaturas vão rondar os 26 graus mas pode haver nuvens e até aguaceiros.