NiTfm live

Na cidade

Guimarães paga transporte aos alunos do secundário que moram a mais de 3 quilómetros

A medida entra em vigor a partir de abril. Mas não é a única novidade.
No total, há quatro novas medidas.

A partir de 1 de abril entra em vigor o passe único que vai abranger as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Mas há outros municípios que estão a implementar novas medidas. A autarquia de Guimarães, por exemplo, vai pagar o transporte a todos os alunos do ensino secundário que moram a mais de três quilómetros da escola.

A novidade, que faz parte do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), foi anunciada esta quinta-feira, 28 de março. A medida, também aplicada a partir de abril, contempla um universo de mais de 1800 alunos, numa despesa estimada de 310 mil euros. Mas há mais.

Como explica a autarquia no site oficial, ainda no âmbito do transporte escolar, no ano letivo 2019/2020 haverá uma comparticipação de 50 por cento dos passes de alunos dos ensinos básico e secundário que residam a uma distância inferior a três quilómetros.

A Câmara Municipal de Guimarães decidiu também pagar 50 por cento dos passes no mês de agosto e noutros períodos de férias escolares, desde que os alunos tenham menos de 18 anos. Estas alturas do ano não são abrangidas pelo passe escolar.

Por último, para promover o uso do transporte público, mais especificamente dos comboios e autocarros, a autarquia vai comparticipar em 7€ o passe da Linha Cidade (TUG) aos assinantes do passe da CP, com origem ou destino em Guimarães.