NiTfm live

Na cidade

É oficial: Greta Thunberg está a caminho de Portugal

O anúncio foi feito pela jovem ativista sueca, na sua conta de Instagram.
Vem de barco.

Greta Thunberg, a ativista sueca de 16 anos que tem ganho notoriedade mundial pela sua luta para travar o impacto das alterações climáticas, está a caminho dos Açores a bordo de um catamarã. A notícia foi dada pela própria, num post na sua conta de Instagram: “Dia 6. Está um dia de sol a velejar a Norte das Bermudas! Apanhámos mau tempo mas estou feliz e confortável a bordo da La Vagabonde. Agora rumo aos Açores”, pode ler-se na publicação.

A NiT já tinha noticiado a possibilidade de Greta vir a Portugal, a convite dos líderes do movimento estudantil português da Greve Climática. De acordo com o jornal “Expresso”, o grupo apercebeu-se da oportunidade após uma mudança na rota da ativista ambiental, devido às manifestações no Chile. O objetivo é que passe pelo nosso País antes de partir para Madrid, em Espanha, para acompanhar a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações do Clima, que se realiza entre 2 e 13 de dezembro.

 “A vinda da fundadora das greves estudantis pelo clima iria, esperamos nós, trazer ao panorama político nacional uma nova atenção aos gravíssimos problemas ambientais que se têm desenrolado sob o palco da leveza e indiferença política praticada pelos nossos governantes”, disseram os jovens, citados pela mesma publicação.