NiTfm live

na cidade

Cerco da Graça vai ter o próximo parque canino da cidade

A petição apresentada à Câmara Municipal de Lisboa tinha 378 assinaturas. Foi levada a Assembleia Municipal esta semana e vai mesmo nascer.

Cãozinho feliz.

É oficial: o bairro da Graça vai ter um parque amigo dos animais, onde os cães vão poder andar sem trela e sem açaime. Depois de uma petição com 348 assinaturas ter dado entrada na Assembleia Municipal em outubro de 2017, os membros aprovaram esta decisão de forma unânime na passada terça-feira, 20 de fevereiro. 

O Jardim do Cerco da Graça era conhecido por ter vários animais a passear naquela zona, que passaram a ser obrigados a levar trelas e açaimes conforme a lei portuguesa obriga. No entanto, a 5 de outubro a petição entrou na Assembleia da autarquia para pedir que esta norma fosse alterada de maneira a que o parque se tornasse mais amigo dos animais. 

“O Estado tem a obrigação de criar condições para que os tutores de cães possam cumprir com os seus deveres (…) garantir que os animais de companhia dispõem de um espaço que lhes dê a possibilidade de ter um exercício adequado”, pode ler-se na petição.

Depois da sessão extraordinária, segue então uma recomendação para a Câmara Municipal de Lisboa, onde a comissão pede que seja construído um parque vedado onde os animais possam correr e brincar à vontade, sem trelas e açaimes. Não vai totalmente ao encontro do que foi pedido pela petição, mas já é um começo. 

Segundo avança a “TSF”, os deputados pedem também que se criem mapas dos parques caninos da cidade, e que sejam divulgados no site da autarquia, para que os cidadãos tenham acesso.