NiTfm live

Na cidade

Freguesia do centro de Lisboa vai começar a multar trotinetes mal estacionadas

A medida da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior começa a 1 de junho e também inclui a recolha dos equipamentos da rua.
Já há várias marcas a operar em Lisboa (foto de David Paul Morris/Bloomberg).

De forma a coincidir com o início das Festas de Lisboa, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, no centro histórico da capital portuguesa — que inclui os bairros de Alfama, Mouraria e Castelo de São Jorge —, vai implementar uma medida em relação às trotinetes elétricas e bicicletas partilhadas.

Entra em vigor no sábado de 1 de junho e prevê coimas e a recolha de trotinetes ou bicicletas que estejam mal estacionadas e prejudiquem a circulação de peões, sobretudo pessoas com mobilidade reduzida.

“É manifesto que o abandono (leia-se estacionamento não ordenado) de trotinetas e bicicletas nos passeios dificulta a circulação de peões e potencializa o perigo de acidentes com estes, além de constituir uma imagem desagradável de desleixo para com a via pública”, disse em edital o presidente da junta de freguesia, Miguel Coelho. Não foram ainda revelados os valores das coimas.