NiTfm live

na cidade

Foto exclusiva: assim vão ficar os comboios da Fertagus para levarem mais pessoas

Já se consegue perceber como estão a ser transformadas as carruagens, com menos bancos e pilares.
Passe único fez subir número de passageiros.

A medida deve avançar até ao final deste mês e a NiT tem uma primeira imagem exclusiva, partilhada por um funcionário da Fertagus, das alterações que já estão a ser feitas nas oficinas às suas carruagens.

Tal como se soube na semana passada, a Fertagus decidiu retirar alguns bancos dos comboios para aumentar em 20 por cento o número de passageiros transportados. A ideia é responder ao aumento de clientes provocado pela criação do passe único.

A empresa que faz a viagem entre Setúbal e Lisboa estima que teve precisamente um aumento de 20 por cento na procura desde que o novo passe começou a funcionar. Uma fonte da Fertagus revelou então ao “DN” que as alterações podem não terminar aqui.

Está a ser ponderado também um aumento nas carruagens — passariam a ser cinco em vez das habituais quatro — ou então a criação de novos horários, que possam melhorar a frequência e o transporte de mais passageiros.

Como se pode ver na foto que a NiT recebeu, as habituais filas de pares de bancos vão dar lugar a um banco único em cada lado, em algumas partes da carruagem; e estão também a ser instalados pilares, para os passageiros se segurarem.

Leia também a reportagem escrita na primeira pessoa por uma repórter da NiT que viaja de comboio todos os dias e tem de enfrentar o caos da luta por um lugar. 

Vai ser assim.