NiTfm live

Na cidade

Festas do Santo Cristo não se realizam nos Açores pela primeira vez em 320 anos

As maiores festas religiosas do arquipélago costumam juntar milhares de pessoas e estavam marcadas para maio.
Um ponto alto anual no arquipélago.

São as maiores festas religiosas dos Açores, romaria certa anual de milhares de pessoas e pela primeira vez na sua história, em 2020 não acontecem. Depois de 320 anos, as festas do Santo Cristo dos Milagres não se vão realizar devido à pandemia do coronavírus, anunciou a organização.

Segundo a Lusa, a Irmandade do Santo Cristo dos Milagres e o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres decidiram suspender as festas em honra do ‘ecce homo’, mas garantem que a imagem do Santo Cristo vai sair à rua após a normalização da situação.

A decisão de suspensão das festas, que deveriam realizar-se em Ponta Delgada de 15 a 17 de maio, foi tomada após uma reunião com todos os envolvidos na organização e preparação das festividades. As festas costumam reunir milhares de pessoas em vários eventos e implicar uma ocupação hoteleira próxima dos 100%.

Portugal regista atualmente 7.443 infetados pelo novo coronavírus. Até ao final da manhã desta terça-feira, confirmam-se mais de 800 mil casos de Covid-19 em todo um mundo, assim como 38.714 mortes e 170.325 pessoas recuperadas.