NiTfm live

Na cidade

Este miradouro secreto tem a melhor vista do Porto — e é um sucesso no Instagram

Fica em Vila Nova de Gaia, virado para a zona ribeirinha do Porto e a ponte D. Luís I.
Uma das imagens partilhadas.

A ponte D. Luís I é provavelmente o símbolo mais icónico da cidade do Porto. Tem 395 metros de comprimento e foi construída para substituir uma antiga ponte suspensa que ali existia. O famoso arco de ferro é considerado o maior arco do mundo em ferro forjado.

O marco de identidade da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia foi inaugurado em 1886. A ponte foi projetada pelo engenheiro belga Teófilo Seyrig, um dos discípulos do arquiteto francês Gustave Eiffel — responsável pela Torre Eiffel, em Paris, em França.

É um sucesso no Instagram, sobretudo ao pôr do sol, e são vários os ângulos, de uma e de outra margem, que a fazem brilhar. Mas há um local específico que tem sido muito popular nas redes sociais por ter uma vista incrível sobre a ponte e a zona ribeirinha do Porto.

É uma espécie de miradouro secreto, perto da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, e ao lado da ponte D. Luís I. A 7 de fevereiro de 2018, por exemplo, o casal de viajantes Explorerssaurus — que a NiT já entrevistou sobre as suas aventuras pelo mundo — usou esse cenário para uma das suas melhores fotografias.

A influenciadora Mariana Machado também tem a sua foto perfeita com amigas neste local. Já a cantora brasileira Carol Curry posou com a guitarra no seu aniversário, em dezembro do ano passado.

Como todos os locais secretos e mais desejados, o seu acesso não é fácil — muito menos óbvio. Aliás, tivemos alguma dificuldade até descobrir realmente onde fica este sítio tão especial e ideal para tirar fotografias

Na descrição da imagem partilhada pela cosplayer Leonor Grácias pode-se ler: “Depois da aventura que foi encontrar o local ( pois só o víamos DE LONGE XD) saber que era um caminho por entre as obras, subir o penhasco de pedra e andar aos saltinhos a rezar para não cair de uma queda de mais de 5 metros…lá conseguimos e podemos desfrutar desta vista maravilhosa […]”.

Já de acordo com um comentário dos Explorerssaurus, o local “é perto da Serra do Pilar, ao lado da ponte”. Também não existe uma hashtag própria para encontrar este lugar no Instagram. Mas se pesquisar por “porto” ou “pontedomluis” irá encontrar fotografias tiradas neste miradouro secreto.

E onde fica mesmo? Terá de ir até ao início da ponte, do lado de Gaia, no tabuleiro superior, e à sua direita irá ver um caminho estreito e a subir, no meio do mato. Atualmente, o local está em obras para a construção de um hotel. Ainda assim, irá encontrar o caminho criado com a passagem de quem procura este lugar.

Depois, deverá seguir esse trilho até ver uma enorme pedra. As fotografias são tiradas mesmo no topo. Devido à falta de segurança, recentemente foram construídas umas escadas de ferro e madeira para subir. Se tiver vertigens, não precisa de subir à pedra deste lugar por baixo da Serra do Pilar. Basta ficar em baixo e tirar fotografias de lá — a vista é quase a mesma.