NiTfm live

Na cidade

Este fim de semana há passeios de barco gratuitos para ver flamingos em Tróia e Setúbal

Vem aí a décima edição do ObservaNatura. Prepare os binóculos: não vai querer confundir um flamingo com um colhereiro.

A participação é gratuita.

Qualquer altura é boa para observar aves, seja à vista desarmada ou com a ajuda de binóculos. Mas nesta altura do ano são as garças, os colhereiros e os flamingos as estrelas de alguns ambientes aquáticos. E são também estas algumas das espécies que vai poder observar na décima edição do ObservaNatura.

Entre os dias 28 e 30 de setembro, Tróia e Setúbal recebem a feira dedicada ao Turismo de Natureza, onde o destaque vai para a vertente ornitológica — que é como quem diz, para a observação de aves. Vai haver atividades especiais na Herdade da Mourisca (Moinho de Maré da Mourisca), Ruínas Romanas de Tróia, Cadeira de Tróia, Doca das Fontainhas, Praia do Creiro, Azeitão, Parque Urbano de Albarquel e Parque de Merendas da Mitrena.

Ao longo dos dois dias poderá fazer escalada, stand up paddle, batismo de mergulho, observar golfinhos e aves ou passear de barco. Pode ainda assistir a palestras sobre anilhagem de aves, anfíbios e répteis portugueses ou o urso pardo, animal há muito extinto em Portugal.

Existem transfers gratuitos, que passam de 30 em 30 minutos em alguns dos locais onde decorrem estas dinâmicas. A entrada é livre, mas algumas das atividades — como “Conhecer a fauna, pintando-a!” ou “Dinâmicas de yoga adaptadas da história ‘O rapaz que gostava de aves’ de Isabel Minhós” — precisam de inscrição prévia.

Pode consultar o programa, os locais e transportes e todas as informações no site da ObservaNatura.