NiTfm live

Na cidade

Atenção: estão quatro concelhos em risco máximo de incêndio

Há outros 75 que devem ter particular cuidado durante esta quinta-feira, 16 de maio.
O aviso é do IPMA.

Para esta quinta-feira, 16 de maio, há previsão de chuva e descida da temperatura máxima. Ainda assim, há vários concelhos em alerta de incêndio. Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, são os mais preocupantes, uma vez que estão em risco máximo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão 15 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco e Bragança. Há ainda 60 outros concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Viseu, Portalegre, Guarda e Bragança no terceiro nível mais grave (elevado).

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Nas terras altas prevê-se vento forte de noroeste, sobretudo nas regiões centro e sul, com rajadas até 85 quilómetros por hora, a partir do final da manhã desta quinta-feira.

As temperaturas mínimas vão variar entre os cinco graus (Guarda) e os 15 (Aveiro e Faro). As máximas ficam entre os 17 graus (Guarda) e os 31 (Faro).