Back in Town

Está de volta a Feira da Foda

A segunda edição vai trazer artesanato, tasquinhas, música popular e um arraial minhoto à aldeia de Pias.

Vai ser uma festa e tanto.

Entre 9 e 11 de março, a Feira da Foda regressa à aldeia de Pias, no concelho de Monção, Viana do Castelo, para uma segunda edição. Apesar do nome sugestivo, não há nada de perverso neste evento popular — apenas ótimas oportunidades para passear pelo norte do País e participar numa série de atividades tradicionais.

Mas vamos começar por explicar a razão do nome. Está tudo relacionado com o prato típico O Cordeiro à Moda de Monção, conhecido na região como Foda à Moda de Monção. Reza a lenda que a denominação peculiar teve origem nas feiras para comprar animais.

Explicamos melhor. Os vendedores menos honestos costumavam dar sal aos rebanhos para que estes se enchessem de água e parecessem mais gordos. Quando os compradores percebiam que tinham sido enganados, diziam: “Que grande foda.” E pronto, foi assim que surgiu a Foda à Moda de Monção.

Inspirado no prato veio a festa. Até ao ano passado, só localmente é que os moradores da região se referiam à Feira da Rês como a Feira da Foda. Isso mudou quando a organização decidiu assumir de vez o nome (está tudo devidamente registado), e avançou com a primeira edição oficial da Feira da Foda em março de 2017.

Agora chega a segunda. Para já ainda se sabem poucos pormenores sobre a programação, no entanto vamos poder contar com artesanato, tasquinhas, música popular e um arraial minhoto. Fique atento à página do evento no site Feiras de Sabores.