NiTfm live

Na cidade

Está de volta o concurso da EDP que leva jovens universitários a Silicon Valley

O tema da 14.ª edição do EDP University Challenge é a sustentabilidade. As inscrições acabam no próximo dia 31 de março.
Uma viagem de sonho.

Não é preciso ser um cientista para perceber que o planeta está em risco. É precisamente por isso que a educação para a preservação do ambiente e para sustentabilidade pode (e deve) começar desde cedo. Esta foi a premissa que levou a EDP a escolher o tema principal do seu concurso anual que desafia jovens universitários a aplicar os seus conhecimentos académicos no desenvolvimento de projetos de interesse.

Assim, a 14.ª edição do EDP University Challenge tem como tema a sustentabilidade. Os grupos de jovens têm, portanto, de desenvolver um projeto que aborde esta temática de acordo com áreas como a eficiência energética, a mobilidade elétrica ou a economia circular. 

O concurso, que termina com uma final global, une as três empresas que promovem o projeto – EDP Portugal, EDP Renováveis e EDP Brasil – e elege a melhor ideia sustentável de jovens universitários que, além de receberem um prémio monetário, são convidados a fazer uma viagem a Silicon Valley, nos Estados Unidos.

As inscrições para o EDP University Challenge já estão abertas e destinam-se a estudantes universitários de áreas de Engenharia, Gestão, Economia, Marketing ou Comunicação. As equipas podem ser compostas por dois ou três elementos e as inscrições devem ser feitas no site da EDP até ao próximo dia 31 de março, terça-feira.

No dia 8 de abril serão selecionadas as 15 melhores ideias para serem, em setembro, apresentadas numa espécie de final local. Daqui, sairão as três equipas vencedoras, que recebem um prémio de 1200€ (e 400€ para o professor acompanhante).

As nove equipas vencedoras dos três países – Portugal, Espanha e Brasil – vão participar na final global do programa, que se realiza em outubro, em Lisboa, e onde será escolhida a única equipa vencedora. Sim, aquela que recebe uma viagem incrível a Silicon Valley, na Califórnia.

Na edição de 2019 do EDP University Challenge, os vencedores foram Victor Takashi Hayashi e Tiago Yukio Fujii, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, no Brasil. 

Este artigo foi escrito em parceria com a EDP.