NiTfm live

Na cidade

Esta caminhada vai mostrar-lhe as minas mais famosas do País

Aljustrel tem o maior percurso mineiro urbano do País, com cerca de 12 quilómetros.
É um bom motivo para visitar a vila

Está a chegar a primavera e com ela o bom tempo e a vontade de regressar às caminhadas e aos trilhos. Quando quiser voltar a percorrer os caminhos de Portugal a pé vai ter um novo percurso para conhecer.

É intitulado de “maior percurso mineiro urbano do País”, tem cerca de 12 quilómetros e fica em Aljustrel. Este percurso demora três a quatro horas a fazer e passa pelos principais pontos de interesse da chamada Vila Mineira como o santuário de Nossa Senhora do Castelo ou o núcleo museológico da Central de Compressores. O seu formato de circuito tem como ponto de partida e chegada a antiga Escola Primária da Avenida, em frente ao Jardim Público 25 de Abril.

Os sinais que marcam o percurso já estão a ser instalados e encontram-se em locais tão variados como o complexo mineiro, as zonas rurais ou o espaço urbano da vila. Incluído no critério internacional de pequena rota, está sinalizado com as cores vermelha e amarela e tem um grau de dificuldade baixa. Além disso, de acordo com o site da autarquia, está acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

A demarcação deste percurso está homologada e registada e tem como objetivo dinamizar o turismo de natureza na região. A ação foi criada no âmbito do projeto TransAlentejo, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo e ao qual se aliou a Câmara Municipal de Aljustrel.