NiTfm live

Na cidade

Espetáculo imersivo vai contar lendas do Porto em videomapping — debaixo do solo

Jeremy Irons e Pedro Abrunhosa dão voz a “Porto Legends - The Underground Experience”, a nova criação de OCubo única no mundo.
Uma viagem às histórias da cidade.

É uma experiência única em todo o mundo: imersiva, a 360º, com efeitos luminosos incríveis, banda sonora e histórias maravilhosas. E com a qualidade a que os espetáculos de multimédia e videomapping do Atelier OCubo — responsável entre outros pelo LUMNA Cascais e pelos espetáculos das Ruínas do Carmo, em Lisboa — nos habituaram. E mais; acontece tudo debaixo do solo. No final do mês de setembro, chega ao Porto um espetáculo audiovisual que pretende promover junto do público uma experiência subterrânea, tendo como mote esta cidade, as suas lendas e mistérios.

Porto Legends – The Underground Experience”, a mais recente criação do atelier OCubo, estreia dia 26 de setembro, pelas 10 horas, nas Furnas da Alfândega do Porto.

Relatado pelo ator britânico Jeremy Irons e pelo cantor português Pedro Abrunhosa, o espetáculo pretende dar a conhecer, através de uma experiência imersiva, 10 lendas ligadas à história da cidade do Porto e da região.

O atelier trabalhou com o historiador Joel Cleto, autor do livro “Lendas do Porto”, para criar uma dramaturgia que se desenvolve no limiar da realidade e da magia, da história e da lenda.

Com direção artística de Nuno Maya, o espetáculo é construído com a encenação de atores filmados, animações 3D e 2D, músicas e a narração de Pedro Abrunhosa (na versão portuguesa) e do galardoado Jeremy Irons (na versão inglesa).

Assim, explica a organização, serão contadas lendas que nos mostram a história da cidade e da região de forma cativante. Como a de Pedro Cem, o rico e ganancioso comerciante portuense, que perdeu 100 navios numa tempestade e se tornou Pedro Sem; a de Zé do Telhado, que conheceu Camilo Castelo Branco na Cadeia da Relação.

Vai também conhecer a lenda das famosas tripas à moda do Porto; do mistério do Tesouro da Serra do Pilar; do violento Cerco do Porto; ou a do fantasma da estação de São Bento, entre outras.

Um dos ensaios.

Para a concretização do projeto, que contou com cerca de 50 dias de instalação, participaram 70 atores, 120 figurinos, 30 artistas de vídeo e foram utilizados 50 projetores de vídeo de alta definição.

O local escolhido para a apresentação teve em conta as características únicas das Furnas da Alfândega, “um local misterioso, cheio de colunas, arcos e túneis”, perfeitos para uma imersão total do espectador, adianta a organização.

Numa instalação complexa a nível tecnológico, o “Porto Legends – The Underground Experience” recorre a projeção de vídeomapping nas paredes, no chão, e nos tetos do espaço.

Além disso, utiliza pela primeira vez em Portugal um conjunto de 20 telas holográficas onde o vídeo projetado ganha uma dimensão fantasmagórica. 

Finalmente, o projeto tem também um lado social, tendo-se associado à Associação Joãozinho. Assim, parte da receita de bilheteira do espetáculo será destinada a apoiar a compra de equipamentos para a nova Ala Pediátrica do Hospital de São João.

Jeremy Irons relata a versão inglesa.

O “Porto Legends – The Underground Experience” vai poder ser visitado de terça a domingo, entre as 10 e as 19 horas. No total, serão nove sessões diárias com a duração de 45 minutos, divididas em português e em inglês, de acordo com um calendário específico que se encontrará disponível no site do espetáculo.

Os bilhetes custam 15€ por pessoa e podem ser adquiridos na bilheteira no local do evento, Alfândega do Porto, e online a partir de 9 de setembro. Haverá ainda bilhetes de preço reduzido de 12€ para crianças dos seis aos 11 anos, séniores com mais de 65 anos, estudantes e residentes na área metropolitana ou distrito do Porto. O espetáculo é gratuito até aos cinco anos de idade.