NiTfm live

Na cidade

Sirene dos bombeiros de Portimão toca sempre que há demasiada gente na rua

Neste concelho do Algarve, um som audível toca ao acumular de pessoas — para mandar todos para casa.
Câmara vai reforçar medidas.

A maioria dos portugueses tem cumprido as recomendações de contenção e ficado em casa, tal como as autoridades dizem ser essencial, para conter o coronavírus. Mas há excepções, um pouco por todo o País, de pessoas que ainda circulam como se nada se passasse, e para essas não há tréguas: pelo menos, em Portimão.

A partir de agora, sempre que soar a sirene no quartel dos Bombeiros de Portimão, isso significa que foram detetadas situações consideradas agora “anormais”, de pessoas a circular nas ruas e em espaços públicos da cidade sem qualquer justificação, “colocando em risco a saúde comum”, anuncia a Câmara de Portimão na sua página de notícias.

A autarquia explica que esta é a mais recente medida adotada pelas autoridades locais, para reforçar a atual campanha de sensibilização dos cidadãos para a gravidade da pandemia da Covid-19, cuja eficácia preventiva passa, lembra, pelo isolamento em casa.

“A título de advertência”, a sirene será acionada sempre que forem “reportadas situações de pessoas a mais nas ruas, em clara desobediência à quarentena em vigor, e deverá ser entendida como uma indicação expressa de recolher a casa”.

Além desta iniciativa serão também utilizadas viaturas dos bombeiros, que vão circular nas ruas com mensagens sonoras. Estas, pedem às pessoas para ficarem em casa, evitando saídas desnecessárias que “poderão pôr em perigo as suas vidas e dos seus familiares”.

Já na Avenida Tomás Cabreira, na Praia da Rocha, e na Zona Ribeirinha de Portimão, vão ser aproveitados os altifalantes das Sirenes de Alerta de Tsunami, para passar mensagens gravadas, em bilingue (português e inglês), pedindo às pessoas para ficarem em casa.

Portugal entrou na época da Páscoa em pleno estado de emergência e há medidas especiais para quem tem de circular neste período. Conheça-as no artigo da NiT.