NiTfm live

cidade

Elétrico 24 já vai do Largo Camões até Campolide

Está em fase de testes e ainda não tem as paragens totalmente definidas.

Desde 1995 que não há esta carreira.

Foi notícia no início de abril: o Elétrico 24 da Carris estaria de volta, mais de 20 anos depois, mas ainda sem uma data anunciada. Desde quarta-feira, 11 de abril, que tem circulado do Largo Camões, no Chiado, até Campolide.

Está ainda em fase de testes e não transporta passageiros. Até porque as paragens não estão completamente definidas.

O 24 existiu de 1905 a 1995. No início, ligava o Rossio a Campolide, passando pelo Cais do Sodré, Rua do Alecrim, Príncipe Real, Rato e Amoreiras. Ao longo dos anos, a Avenida Duque de Ávila, a Rua Morais Soares e o Alto de São João foram integrados no percurso.

O regresso era pedido há anos, e confirmado pelo menos desde o ano passado. Em dezembro de 2017, a Carris apresentava o seu Plano de Atividades e Orçamento para 2018 e nele previa-se a reabertura da carreira de elétrico 24.

O mesmo plano prevê, aliás, uma aposta na rede de elétricos e o alargamento da sua rede em 2018, nomeadamente o alargamento da linha do elétrico 15 da Praça do Comércio à Estação Ferroviária de Santa Apolónia e um estudo da eventual expansão da mesma linha ao Parque das Nações, e da sua ligação entre o Eixo Central da Alta de Lisboa e Entrecampos. Atualmente, o elétrico 15 liga a Praça da Figueira a Belém.