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Elétrico 24 está de volta à cidade

Promessa vem de 2016 e parece que vai finalmente concretizar-se. Carris confirma o regresso para breve do Elétrico 24, desaparecido nos anos 90.

Deixou os carris na década de 90, após 90 anos de história.

Nas redes sociais, já circula a informação: o Elétrico 24 vai finalmente regressar às ruas de Lisboa e parece que é já este mês de abril. A Carris não confirma a data certa e vai indicando que abril será um prazo otimista, mas uma coisa é certa: o 24 vai mesmo voltar aos carris. Alegrem-se a cidade, os lisboetas, os milhares de turistas, o presidente da câmara e os peticionários de um documento que há anos o pede.

A informação tem surgido em jeito de rumor, mas um blogue dedicado à mobilidade e à Carris, escrito por quem lá trabalha e com uma página no facebook, dá a notícia com a tal data otimista: “Diz o ditado que em Abril, águas mil, e podemos agora também dizer que em Abril, o 24E volta ao carril. Segundo informações próximas da Carris, a Carreira 24E, prometida pelo actual executivo da Câmara de Lisboa, deverá mesmo voltar a circular ainda neste mês de abril.”

A página adianta que o 24 retoma a circulação numa primeira fase entre o Largo Camões e Campolide em que as linhas já foram revistas — há fotos a mostrar que estão prontas — e têm sido feitos trabalhos com vista à recepção dos elétricos que deverá ocorrer na segunda quinzena deste mês. Recorda ainda que a carreira 24 está suspensa desde 1995 (depois de 90 anos em funcionamento) e, desde então, apenas em 2015 foi reactivado um pequeno troço entre Camões e Príncipe Real para serviço turístico.

O regresso era pedido há anos, e confirmado pelo menos desde o ano passado. Em dezembro de 2017, a Carris apresentava o seu Plano de Atividades e Orçamento para 2018 e nele se previa a reabertura da carreira de elétrico 24, voltando a ligar o Cais do Sodré a Campolide.

A suspensão foi temporária, há 23 anos.

O mesmo Plano prevê aliás, uma aposta na rede de elétricos e o alargamento da sua rede em 2018, nomeadamente o alargamento da linha do elétrico 15 da Praça do Comércio à Estação Ferroviária de Santa Apolónia e um estudo da eventual expansão da mesma linha ao Parque das Nações, e da sua ligação entre o Eixo Central da Alta de Lisboa e Entrecampos. Atualmente, o elétrico 15 liga a Praça da Figueira a Belém.