NiTfm live

Na cidade

Lisboa na lista de cidades em risco de overtourism

O excesso de visitantes pode colocar em risco a capacidade de infraestruturas, como transportes ou comércio.
Um estudo realizado pelo World Travel e Tourism Council.

Basta passear por Lisboa para perceber que o o número de visitas e dormidas aumentou exponencialmente nos últimos anos. E um novo estudo realizado pela norte-americana World Travel & Tourism Council e pela empresa imobiliária JLL comprova isso mesmo.

A análise aborda o overtourism em todo o mundo e lembra que o excesso de turismo nas cidades pode ser perigoso quando existe o risco de sobrecarga das infraestruturas. Aqui, incluem-se todo o tipo de serviços públicos: transportes, saneamento público, comércio, fornecimento de energia ou estradas.

Entre as 68 cidades analisadas, Lisboa é uma daquelas em que o risco de sobrecarga é elevado. Parte dos impactos negativos deve-se à popularidade de Portugal como destino.

Segundo os dados do WTTC, o País está no grupo dos 20 do mundo que, em conjunto, recebem quase dois terços de todas as chegadas de turistas internacionais.

No entanto, é referido que Lisboa, apesar de estar a receber mais visitantes, é também uma cidade com infraestruturas turísticas bem estabelecidas — o que não a deixa livre de tensões futuras relacionadas com o volume ou atividade dos visitantes.