Back in Town

Tudo o que já sabemos sobre o parque de dinossauros da Lourinhã

Chama-se Dino Parque e será o maior museu da espécie em Portugal — vai contar com mais de 120 modelos à escala real.

Fotografia de Gary Todd/Flickr

Prepare-se para estar em frente do Diplodocus, do Torvosaurus ou do Parasaurolophus. Quem? Se vir as imagens vai ser capaz de reconhecê-los — ou se estiver frente a frente com eles como se tivesse recuado milhões de anos no tempo. Eles puseram-se a caminho de Portugal esta terça-feira, 29 de agosto, revelou a empresa Parque dos Dinossauros da Lourinhã, detentora do projeto Dino Parque, em comunicado à imprensa.

Depois do anúncio da intenção de abrir um parque de dinossauros, no final do ano passado, há mais novidades sobre o Jurassic Park versão Lourinhã. O parque temático vai ocupar, numa primeira fase, dez de 30 hectares do terreno. Trata-se de um investimento de 3,5 milhões de euros que inclui a construção de um edifício onde estarão expostos alguns achados paleontológicos.

Além disso, poderá entrar uma loja e laboratório nos quais poderá ver como é feita a preparação de fósseis, num museu que vai juntar alguns vestígios de dinossauros provenientes do concelho da Lourinhã e ainda apreciar o parque ao ar livre, no qual vão estar expostos os modelos de dinossauros. 

Mas não acaba aí. Tanto os mais novos como os mais velhos vão poder desfrutar de diversas atividades ligadas à ciência: recuperação e pesquisa de fósseis, caça ao tesouro, escavações de dinossauros, pintura dos mesmos, entre outras tantas. O espaço vai também proporcionar uma viagem por quatro percursos distintos que correspondem a quatro diferentes períodos da era na qual os dinossauros viveram: o período Devoniano, Triássico, Jurássico e Cretáceo. Assim, será possível observar os mais famosos tipos de dinossauros, como o Triceratops, Iguanodon e, claro, sem esquecer o mais perigoso e conhecido, Tyrannosaurus Rex.

O Parque de Dinossauros Lda., juntamente com a Câmara Municipal da Lourinhã e o Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL), pretende com este projeto transformar este concelho na Capital dos Dinossauros, uma vez que nesta zona têm sido encontrados vários ossos fossilizados da espécie. 

Esta terça-feira, 29 de agosto, partiram 13 camiões, de Munchehagen, na Alemanha, em direção à Lourinhã, onde vai poder visitar o parque inteiramente dedicado à era dos dinossauros. São mais de cem modelos desta espécie em tamanho real. A chegada está prevista para a próxima segunda-feira, 4 de setembro.

As montagens dos dinossauros vão decorrer ao longo da próxima semana, entre 4 e 8 de setembro. Como já tinha sido anunciado, o Dino Parque deverá abrir em 2018. 

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo