NiTfm live

na cidade

Diga adeus à primavera antecipada: a chuva volta no domingo

Os dias têm estado amenos e secos, mas o IPMA diz que os aguaceiros vão regressar e as temperaturas vão descer.
Vem aí mais inverno.

Os últimos dias têm servido para matar as saudades acumuladas da primavera: temperaturas máximas a rondar os 20 graus em várias cidades do País, tempo seco e a luz do dia prolonga-se até mais tarde, o que ajuda a essa sensação.

Mas o calendário não engana, e a mais de um mês do início da nova estação, ainda pode vir aí muito inverno. Por enquanto, o que se sabe é que esta sexta-feira, 15 de fevereiro, e sábado, 16, o tempo continua seco e com temperaturas ligeiramente acima da média para a época, mas no domingo a situação deverá mudar. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os aguaceiros estão de volta a partir desse dia e as temperaturas vão baixar ligeiramente. 

Se para Lisboa, estão previstos aguaceiros com possibilidade de chuva (e a máximas caem dos 19º para os 15º), no Porto e em Braga há mesmo previsões de chuva moderada. Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Santarém também deverão ter aguaceiros, que até ao Algarve vão chegar.

As primeiras previsões, ainda provisórias, para a próxima semana mostram temperaturas mais baixas e alguns aguaceiros a meio da semana. Mas— pelo menos para já — apontam para o regresso do sol e das temperaturas de 20º, a partir do próximo sábado.