NiTfm live

na cidade

Dia dos Namorados: vem aí uma visita romântica aos cemitérios de Lisboa

São cinco passeios com um guia da CML que vai contar as histórias de amor das pessoas que ocupam as campas.
Mais visitas em fevereiro.

Para quem se interessa por arquitetura, arte fúnebre ou história, uma visita ao cemitério não é nada tenebrosa. É simplesmente uma descoberta de personagens, curiosidades históricas e de tudo o que está por detrás da construção de jazigos e campas — ou da vida de quem os ocupou.

Assim se percebe que sempre que a Câmara Municipal de Lisboa organiza visitas guiadas aos cemitérios mais icónicos da capital, o número de inscritos dispare em poucas horas. 

Por isso mesmo, foram marcadas mais cinco visitas gratuitas aos cemitérios dos Prazeres e do Alto de São João, durante o próximo mês de fevereiro. Os passeios são realizados por técnicos da autarquia, com o objetivo de dar a conhecer parte do seu património arquitetónico e cultural.

Como em fevereiro há Dia dos Namorados, no Cemitério dos Prazeres, as visitas temáticas integradas no programa “Enamorados por Lisboa”, dos dias 14 e 16, vão dar a conhecer três personagens com histórias de amor: a Condessa de d´Edla, o Duque de Palmela e José Augusto Pinto de Magalhães, este último imortalizado no romance de Agustina Bessa-Luís, “Fanny Owen”.

Neste cemitério, as famílias mais ricas da cidade contrataram arquitetos, escultores e artistas para criar mausoléus e jazigos, como o dos Duques de Palmela, construído no século XIX e com capacidade para abrigar 200 restos mortais.

Os cinco novos passeios acontecem no dia 2 de fevereiro, pelas 10 horas, no Cemitério dos Prazeres; na sexta-feira, 8 de fevereiro, 10 horas, no Cemitério do Alto de S. João; na quinta-feira e sábado, 14 e 16 de fevereiro, no Cemitério os Prazeres em modo “Enamorados por Lisboa” (às 10 horas); e no dia 22, também às 10 horas, novamente no Cemitério dos Prazeres. 

As inscrições são gratuitas, mas sujeitas a marcação prévia para o email dmevae.dgc@nullcm-lisboa.pt. A visita ao Cemitério dos Prazeres do dia 22 de fevereiro será feita em língua inglesa.