Back in Town

Descubra quais são as autarquias com mais reclamações

O Portal da Queixa recebeu desde janeiro um total de 758 reclamações dirigidas às câmaras municipais do País.

Foto de Manuel Manso/Time Out

Com as eleições autárquicas à porta, o Portal da Queixa, rede social de consumidores online, decidiu analisar as reclamações recebidas em relação ao desempenho das câmaras municipais de Portugal continental. Entre janeiro e setembro de 2017, a plataforma acumulou um total de 758 reclamações que, por outras palavras, correspondem a um aumento de 110% das queixas face ao ano anterior.

A pesquisa não fica por aqui. O Portal desenvolveu um estudo analítico em parceria com a Social Data Lab, laboratório de análise social, sobre as reclamações dirigidas às autarquias registadas entre setembro de 2013 e setembro de 2017. As conclusões mostram que as reclamações não estão distribuídas de forma igual pelas diversas autarquias, sendo que Lisboa, Porto e Sintra se destacam com os maiores números.

A autarquia de Lisboa é a que soma mais reclamações num total de 204 queixas. Porto tem 129 reclamações e Sintra conta 126. Estas são as três autarquias que lideram o ranking. Inversamente, os munícipos de Braga, Odivelas, Setúbal, Sesimbra e Portimão têm os cidadãos mais satisfeitos.

O estudo do Portal da Queixa chegou também a outras conclusões: as reclamações feitas entre 2013 e 2017, aumentam em função do grau de desenvolvimento das populações. Por outro lado, as queixas diminuem nos concelhos onde há menos instrução. O estudo concluiu também que as críticas aumentam nos concelhos onde há mais população residente, sobretudo nas zonas mais urbanas.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo