Com as eleições autárquicas à porta, o Portal da Queixa, rede social de consumidores online, decidiu analisar as reclamações recebidas em relação ao desempenho das câmaras municipais de Portugal continental. Entre janeiro e setembro de 2017, a plataforma acumulou um total de 758 reclamações que, por outras palavras, correspondem a um aumento de 110% das queixas face ao ano anterior.
A pesquisa não fica por aqui. O Portal desenvolveu um estudo analítico em parceria com a Social Data Lab, laboratório de análise social, sobre as reclamações dirigidas às autarquias registadas entre setembro de 2013 e setembro de 2017. As conclusões mostram que as reclamações não estão distribuídas de forma igual pelas diversas autarquias, sendo que Lisboa, Porto e Sintra se destacam com os maiores números.
A autarquia de Lisboa é a que soma mais reclamações num total de 204 queixas. Porto tem 129 reclamações e Sintra conta 126. Estas são as três autarquias que lideram o ranking. Inversamente, os munícipos de Braga, Odivelas, Setúbal, Sesimbra e Portimão têm os cidadãos mais satisfeitos.
O estudo do Portal da Queixa chegou também a outras conclusões: as reclamações feitas entre 2013 e 2017, aumentam em função do grau de desenvolvimento das populações. Por outro lado, as queixas diminuem nos concelhos onde há menos instrução. O estudo concluiu também que as críticas aumentam nos concelhos onde há mais população residente, sobretudo nas zonas mais urbanas.