NiTfm live

Na cidade

Depois dos Açores, Greta Thunberg vai estar na Assembleia da República

A ativista sueca aceitou participar numa sessão no parlamento, informou esta terça-feira o presidente da comissão de Ambiente.
Greta vai passar por Lisboa.

Greta Thunberg vai incluir Lisboa na sua passagem por Portugal. Depois de publicar na sua conta de Instagram que está a caminho dos Açores, a ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que deverá acontecer entre o final de novembro e o início de dezembro.

Segundo o jornal “Público“, a informação foi avançada pelo presidente da comissão, José Maria Cardoso, à agência “Lusa”, nesta terça-feira, 19 de novembro. A jovem ativista terá recebido o convite feito pelos deputados com abertura.

No dia 12 de novembro, os deputados da comissão parlamentar de Ambiente aprovaram por unanimidade a proposta para a vinda da adolescente mediática a Portugal. Apesar da confirmação da presença de Greta Thunberg, a sessão ainda não tem uma data confirmada porque a sueca está a deslocar-se de veleiro e passa primeiro pelos Açores.

A NiT já tinha noticiado a possibilidade de Greta vir a Portugal, a convite dos líderes do movimento estudantil português da Greve Climática. De acordo com o jornal “Expresso”, o grupo apercebeu-se da oportunidade após uma mudança na rota da ativista ambiental, devido às manifestações no Chile.

O objetivo é que passe pelo nosso País antes de partir para Madrid, em Espanha, onde vai acompanhar a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações do Clima, que se realiza entre 2 e 13 de dezembro.

 “A vinda da fundadora das greves estudantis pelo clima iria, esperamos nós, trazer ao panorama político nacional uma nova atenção aos gravíssimos problemas ambientais que se têm desenrolado sob o palco da leveza e indiferença política praticada pelos nossos governantes”, afirmou Alice Gato, uma das organizadoras do movimento estudantil português, citada pela mesma publicação.