NiTfm live

Na cidade

Cuidado: há contas solidárias para a Covid-19 que afinal são burlas

Esteja atento a emails, telefonemas ou mensagens nas redes sociais. O alerta é dado pela GNR.
Esteja atento

Não é o primeiro caso nem será o último em que burlões se aproveitam de um caso dramático para enganar o menos atentos. Desta vez, a GNR alerta para a criação de falsas contas solidárias para combater a Covid-19. Os pedidos chegam habitualmente através de email, telefone ou redes sociais e pedem “financiamento para a compra de equipamentos, financiamento de vacinas, compra de máscaras, luvas, serviços ou outros apoios, com o intuito do combate à pandemia”.

O alerta foi dado na página de Facebook da Guarda Nacional Republicana, que nota também que qualquer ajuda ou contributo deve ser feito através do formulário disponibilizado pela Direção-Geral da Saúde no seu site oficial. E, claro, em caso de suspeita de burla, que a denúncia seja feita diretamente nos serviços da polícia.

Este não é caso único. Os alertas já haviam sido feitos, mas a GNR anunciou também que já deteve um falso médico que, porta a porta, propunha a realização de diagnósticos do novo coronavírus, no concelho de Vieira do Minho.

ALERTA DE BURLA | CONTAS SOLIDÁRIAS PARA AJUDA AO COMBATE AO #COVID19 #CORONAVÍRUSSe receber algum pedido de donativo…

Publicado por GNR – Guarda Nacional Republicana em Quarta-feira, 25 de março de 2020