NiTfm live

Na cidade

Cuidado: calor intenso deixa sete distritos em aviso amarelo

O alerta do IPMA mantém-se até às 18 horas deste sábado, 24 de agosto.
Não saia de casa sem protetor solar.

Se o tempo quente é para muita gente motivo de felicidade, deve ser também uma preocupação, sobretudo em sete distritos específicos do País. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou essas zonas em aviso amarelo.

São os distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Vila Real que requerem maior cuidado este sábado, 24 de agosto. O alerta vai estar ativo até às 18 horas.

O arquipélago da Madeira também está sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas. Neste caso, prolonga-se até às 21 horas.

O IPMA colocou, ainda, mais de 60 concelhos e 11 distritos em risco máximo de incêndio. Bragança, Faro e Guarda são os distritos mais problemáticos.

No início da semana, a Proteção Civil já tinha emitido um aviso à população, em que alertava para o agravamento das condições meteorológicas com um aumento do risco de incêndio até domingo.

Este sábado, 24 de agosto, as temperaturas máximas vão chegar aos 38 (Évora e Castelo Branco) e 36 graus (Santarém, Portalegre e Beja). As mínimas ficam pelos 22 (Porto) e 24 graus (Viana do Castelo). No domingo, dia 25, as máximas descem até aos 33 graus.