NiTfm live

Cidade

Cuidado: as temperaturas vão descer e o mar está muito agitado

Oito barras marítimas do País estão fechadas ao tráfego.

Esta segunda-feira, há uma ligeira melhoria do estado do tempo, no entanto, há que ter alguns cuidados. O mau tempo que afetou praticamente todo o país, durante o fim de semana, em especial domingo, parece já ter passado mas vem lá mais frio e o mar vai estar bastante agitado.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), oito barras marítimas de Portugal continental estão fechadas à navegação e outras três estão condicionadas devido à agitação marítima forte. As que apresentam maiores cuidados são as de Caminha, Vila Praia de Âncora, Douro, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Ericeira e São Martinho do Porto. A barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações de calado inferior a 12 metros e a de Aveiro a embarcações com menos de 15 metros. 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Costa Ocidental será afetada por ondas com 2,5 a 3,5 metros e para a Costa Sul, de 1 a 1,5 metros. Está também prevista uma descida acentuada da temperatura mínima e uma pequena descida da temperatura máxima, sobretudo na região Sul. As temperaturas mínimas no continente vão oscilar os 4 graus Celsius (em Bragança, Vila Real e Guarda) e os 12 (em Faro). As máximas vão rondar os 10 (na Guarda) e os 18 (em Faro).