NiTfm live

Na cidade

Concurso para ter casa no centro histórico de Lisboa vai reabrir

O anúncio foi feito esta quarta-feira, 24 de abril.
Casas bonitas.

O concurso “Habitar o Centro Histórico”, que atribuí casas em zonas privilegiadas de Lisboa à população mais carente e em risco de perda de habitação, devido às pressões turísticas do centro, está de volta em maio. A notícia foi dada pela vereadora Paula Marques após uma reunião pública do executivo, esta quarta-feira, 24 de abril.

Em declarações à Lusa, citadas pelo site da “TVI24”, Paula Marques disse que espera que “no início de maio possam ser abertas as candidaturas à segunda edição do concurso, aprovada por unanimidade”.

Segundo a mesma publicação, na primeira edição do programa foram atribuídas 66 casas das 100 disponíveis. Todas elas situadas nas freguesias de Santo António, Santa Maria Maior, São Vicente e Misericórdia. Desta vez, o concurso “Habitar o Centro Histórico” vai alargar a iniciativa às zonas de Arroios e Estrela. 

De acordo com o que a autarquia disse à NiT na primeira fase da iniciativa, podem concorrer pessoas que morem numa destas seis freguesias, e que estejam em situação comprovada de perda de habitação, e também em “situação de rendimentos vulnerável”.

Poderão ainda candidatar-se pessoas que tenham sido já despejadas ou saído das suas casas por não renovação de contrato nos últimos 12 meses.