NiTfm live

Na cidade

Viagens de comboio em Cascais podem passar a ser gratuitas

Depois dos autocarros, que passam a ser gratuitos já em janeiro, o próximo objetivo da autarquia é eliminar os custos para os passageiros da utilização dos comboios.
Autarquia negoceia com CP.

O mês de janeiro é o mês de transição para que os autocarros sejam gratuitos em Cascais. Após esta medida, que estará totalmente implementada em fevereiro, o próximo objetivo são os comboios, noticia a TSF. 

A Câmara de Cascais está a negociar com a CP para que as viagens de comboio sejam igualmente gratuitas dentro do concelho. À TSF, Carlos Carreiras, presidente da Câmara, explicou que a medida não é só para residentes.

É também “para os que estudam em Cascais e para todos os que trabalham em Cascais”, mesmo que não residam no concelho. Quem já se encontra registado no site da MobiCascais poderá beneficiar do transporte rodoviário gratuito já em janeiro.

“A partir de fevereiro será para todos aqueles que já se tenham registado e cumpram as condições: residentes, estudantes ou trabalhadores em Cascais.” Cascais passa assim a ser o primeiro município do País a oferecer transportes públicos gratuitos.

O custo é estimado em 12 milhões de euros mas serão, segundo Carlos Carreiras, financiados “não só pelos parquímetros” mas também por empresas que, atraídas para Cascais e com sede no concelho, veem o IUC reverter para o município.

O próximo objetivo são os comboios: “Estamos a encetar negociações com a CP para que também dentro do concelho de Cascais o transporte ferroviário possa ser gratuito”.