NiTfm live

Na cidade

Coisas mais ou menos assustadoras que pode fazer esta sexta-feira 13

A data é temida pelos mais supersticiosos, mas o programa cultural em Lisboa e Porto tem muitas atividades que não metem medo.
Há programas em Lisboa e no Porto.

O medo irracional que se tem do número 13 tem um nome científico: Triscaidecafobia. Esta palavra difícil de pronunciar vem do grego antigo e aplica-se a pessoas com uma fobia tal que evitam tudo o que possa estar associado ao número, seja a quantidade de pessoas sentadas à mesa ou o assento que lhes calha no cinema. 

Sexta-feira, dia 13, é uma data que pode causar um certo desconforto até aos menos supersticiosos. Acredita-se que esta inquietação tenha surgido algures durante a Idade Média, mas a sua origem tem um fundo religioso mais antigo: na última ceia estavam 13 pessoas sentadas à mesa. Jesus foi crucificado no dia a seguir, sexta-feira. No entanto, não há qualquer evidência que mostre que o número e o dia da semana foram considerados sinal de “má sorte” antes do século XIX.

Em pleno século XXI, ainda há quem prefira não sair de casa quando o calendário alinha o temível dia do mês com o último dia útil da semana. Mas se não é uma destas pessoas, temos vários programas assustadores (ou não) para o tirar de casa esta sexta-feira, 13 de setembro. 

Em Lisboa e no Porto, há muitas sugestões onde vai poder por à prova o dia mais azarado do ano. Festas, passeios, encontros e concertos são alguns dos programas marcados de Norte a Sul do País.

A seguir, carregue na galeria para conhecer as sugestões da NiT para esta sexta-feira, 13.