NiTfm live

Na cidade

A chuva veio mesmo para ficar — e as temperaturas vão baixar

Os bombeiros tiveram de responder a 16 ocorrências em Lisboa este sábado, sobretudo inundações, devido ao mau tempo.
A chuva vai permanecer no País nos próximos dias.

A tarde deste sábado, 21 de setembro, foi de chuva intensa em Lisboa — sobretudo entre as 18h30 e as 19h30. À Agência Lusa, citada pelo jornal “Observador”, o Regimento de Sapadores Bombeiros disse que foi necessário responder a 16 ocorrências na cidade por causa do mau tempo.

A maior parte foram incidentes pequenos, com inundações que também foram provocadas por algerozes entupidos, tetos e telhados em mau estado de conservação ou até mesmo sarjetas e ralos entupidos por falta de limpeza. Houve ainda algumas quedas de cabos elétricos.

O equinócio de outono só está marcado para as 8h50 desta segunda-feira, dia 23. Mas o tempo já se adaptou à nova estação. Os aguaceiros vão continuar em várias regiões do País, assim como o céu muito nublado e o vento forte, sobretudo nas regiões do Norte e Centro. Lisboa, no entanto, poderá escapar da chuva este domingo.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Portugal está a ser atingido por uma superfície frontal que se deverá manter nos próximos dias.

As temperaturas máximas também vão descer ligeiramente em todo o País. Só a partir de quarta-feira é que há previsões de melhoria do tempo, com alguma subida de temperatura e a possibilidade de o céu estar mais limpo.