NiTfm live

Na cidade

Cascais transforma parques urbanos em praias — sem areia, mas com água

A medida pretende aliviar a pressão do litoral. A experiência piloto arranca já esta sexta-feira, 15 de maio.
Parque Marechal Carmona fará parte.

A Câmara Municipal de Cascais tem um novo projeto, criado como forma de prevenção face à pandemia do novo coronavírus, que consiste em preparar os parques urbanos do concelho para criar praias, com zonas de água, avança o “Público”.

Nestes espaços não haverá areia, mas a população poderá estender a sua toalha no relvado e refrescar-se com as estruturas com água que serão instaladas para o efeito.

A medida tem como objetivo “tirar pressão do litoral”, uma vez que deverá existir lotação limitada nas praias devido ao surto, esperando-se que muitas pessoas não consigam um lugar junto ao mar, explicou à mesma publicação a vereadora com o pelouro do Ambiente, Joana Balsemão. 

A iniciativa de nome “Faça praia no parque” começa já na próxima sexta-feira, 15 de maio. A experiência piloto conta com o Parque Marechal Carmona, a Quinta da Alagoa, a Quinta de São Gonçalo, e o Parque do Penedo.

Os parques terão zonas delimitadas, para que seja cumprido o distanciamento social recomendado pela Direção-Geral da Saúde, com uma lotação máxima. A ideia é que cada família seja encaminhada para um local, que estará delimitado, e que terá cerca de 12 metros quadrados.

Já as “estruturas de refrescamento” irão funcionar por aspersão de água da rede, para garantir a sua qualidade.