NiTfm live

Na cidade

Câmara de Lisboa e Estado vão investir 239 milhões de euros em habitação

O objetivo é atingir este valor até 2024, no âmbito do programa 1.º Direito.
Leia isto com atenção.

Investir cerca de 239 milhões de euros em habitação até 2024. É este o objetivo da Câmara Municipal de Lisboa, que irá contar com a ajuda do Estado em 81 milhões, a propósito do programa 1.º Direito.

A novidade avançada pela vereadora da Habitação, Paula Marques, esta sexta-feira, 12 de julho, durante uma cerimónia de assinatura de colaboração com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), nos Paços do Concelho, pretende apoiar a reabilitação e a construção de património municipal.

O objetivo passa também por intervenções em habitações privadas, apoiando os pequenos proprietários, residentes ou não, que não têm casas dignas nem condições económicas para resolver essas situações sozinhos, como explica o jornal “Observador”, citando a agência Lusa.

Na mesma sessão, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, garantiu que o programa vai “permitir fazer a diferença para quase 4500 agregados familiares”, ou seja, irá ajudar cerca de dez mil pessoas.

A primeira fase do 1.º Direito vai abranger, aproximadamente, 1500 famílias, o que significa para já um investimento de 70 milhões de euros por parte do IHRU.