na cidade

O calor voltou, veio para ficar — mas cuidado com os raios UV

Vai poder finalmente ir à praia ou passear no fim de semana, mas não se esqueça do protetor solar.

Sol e calor de volta, mas deve ter cuidado.

Finalmente, as notícias são boas para quem gosta de calor e de praia: as temperaturas estão a subir em todo o País, o fim de semana vai estar bonito e com céu limpo em quase todo o território e o tempo quente e seco parece ter vindo para ficar, não havendo por enquanto previsões para o regresso da chuva ou do frio.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta quinta-feira céu pouco nublado em todo o País e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior e sul.

O vento vai estar fraco a moderado, podendo ser forte na costa do território, e as temperaturas vão chegar aos 30º em Faro, 24º em Lisboa e 22º no Porto. Nos próximos dias, elas deverão subir em todo o território, devendo chegar aos 30º em Lisboa já no domingo, mas o que também vai subir é o risco de exposição à radiação Ultravioleta.

Segundo o IPMA, já esta quinta-feira a Guarda está em risco extremo de exposição à radiação UV, o nível em que se recomenda evitar mesmo a exposição ao sol. No resto do continente e ilhas os índices UV estarão muito elevados, sendo por isso recomendado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, T-shirt, guarda-sol e protector solar, e desaconselhada a exposição ao sol.

Segundo as previsões, tal como as temperaturas, os índices UV deverão subir nos próximos dias.