NiTfm live

Na cidade

Baleia encontrada morta com 100 quilos de lixo no estômago

Especialistas encontraram redes de pesca, cordas, correias, sacos e copos de plástico, envoltos numa massa compacta.
Cachalotes em perigo.

Há cada vez mais relatos de encalhes de baleias e golfinhos nas águas do Reino Unido, devido a problemas como a ingestão de lixo ou a captura acidental em redes. Agora, um grupo ambientalista escocês anunciou ter encontrado uma baleia, que morreu após ficar presa na ilha de Harris, com uma bola de lixo de 100 quilos no estômago.

Segundo a “BBC“, os especialistas em baleias não têm a certeza absoluta de se este gigante cachalote morreu diretamente devido à massa de lixo, mas é provável que assim tenha sido.

Parte do lixo encontrado (foto do SMASS).

No estômago do animal morto, os membros da Scottish Marine Animal Stranding Scheme, um grupo que investiga mortes de baleias e golfinhos, disseram ter encontrado redes de pesca, cordas, correias, sacos e copos de plástico, envoltos numa massa compacta.

Num post na página do grupo no Facebook, a organização explicou que, mesmo sem se saber se foi esta a causa direta da morte, “a quantidade de plástico [encontrada] no estômago é horrível; [o animal] devia ter a digestão comprometida e isto serve para demonstrar mais uma vez os perigos que o lixo marinho e as artes de pesca perdidas ou descartadas podem causar à vida animal”.

Acrescentam ainda que “os detritos encontrados no estômago desta baleia terão sido ingeridos em qualquer local, entre a Noruega e os Açores”.