NiTfm live

na cidade

Avenida da Liberdade vai ter dias sem carros — a ideia é estar na rua

A iniciativa começa este domingo e vai realizar-se todos os meses. Trotinetes e bicicletas juntam-se a atividades grátis.
Uma novidade para Lisboa, que passa a ser mensal.

Há vários anos que algumas cidades em todo o mundo decidiram começar a fechar ruas ao trânsito em datas marcadas, convidando cidadãos de todas as idades, miúdos, famílias, desportistas e turistas a aproveitarem as ruas. Este regresso a um passado com menos carros, onde estar e brincar nas ruas era seguro, é já um movimento defendido por especialistas de diversas áreas. Agora, a Câmara de Lisboa lançou a sua própria versão.

Esta quinta-feira, 16 de maio, a autarquia anunciou que vai passar a promover um evento mensal, sob o mote A Rua é Sua, com o objetivo de devolver o espaço público às pessoas e de proporcionar mais espaço para os cidadãos circularem a pé ou de bicicleta. 

O primeiro evento vai ter lugar na Avenida da Liberdade, que vai estar encerrada à circulação automóvel entre a Rua das Pretas e os Restauradores, já este domingo, 19 de maio, entre as 11 e as 17 horas.

Estão previstas diversas atividades desportivas e aulas de fitness, nomeadamente body attack (às 11 horas) e Zumba (15 horas). Será ainda possível experimentar trotinetes, bicicletas, segways, stways, karts ou skates. Todas as atividades são gratuitas.

A iniciativa vai passar a acontecer uma vez por mês, até final do ano, na Av. da Liberdade ou no Eixo Central, com atividades lúdicas destinadas às famílias, street food, animação de rua, insufláveis, concertos, jogos tradicionais e muitas outras atividades surpresa.