NiTfm live

Na cidade

Aumento de dois graus na temperatura do planeta deve afetar o turismo mundial

Em Portugal, o setor é um dos mais relevantes para a economia e pode sofrer um forte impacto na indústria hoteleira.
Hotéis vão ser afetados.

Um relatório divulgado esta quarta-feira, 18 de junho, revelou que a temperatura do planeta vai aumentar dois graus até 2040 e esta subida terá um enorme impacto no setor do turismo. O estudo foi elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC) em parceria com a consultora Oliver Wyman. 

Uma das consequências negativas do aumento da temperatura é a elevação do nível das águas do mar, o que constitui uma ameaça para os hotéis localizados nas zonas costeiras, já que 80 por cento das cadeias têm presença em ambientes de praia.

Além disso, o relatório “Is Costial Tourism in Danger of Going Underwater?” prevê que as alterações climáticas alterem os padrões de precipitação ao longo do ano.

Em Portugal, o turismo é um dos setores mais relevantes da economia. Aqui, qualquer variação nas condições meteorológicas pode ter um impacto significativo na indústria. Se compararmos a zona costeira portuguesa de 2010 e a de 2018, não sofreu alterações em zonas novas da linha da costa por causa da erosão. Contudo, nas zonas que já tinham registado esta degradação, a situação piorou: a perda de território é de cerca de um quilómetro quadrado, segundo o Portal do Estado do Ambiente em Portugal.

De acordo com os especialistas, é preciso reduzir os níveis atuais de emissões de CO2 para metade para evitar que este cenário se transforme em realidade. Oliver Wyman indica ainda que a adoção de práticas sustentáveis pode ser uma oportunidade de negócio para, por exemplo, a substituição de garrafas de plástico por outras feitas com materiais sustentáveis.

Alguns importantes players do mercado de turismo já começaram a tomar medidas para contrariar este tendência. A Disney, por exemplo, investiu em parques solares e está a desenvolver outros planos estratégicos para reduzir o desperdício de água.