NiTfm live

Na cidade

Atenção que vêm aí dias bem quentes — mas as noites vão ser mesmo frias

Num fim de semana de Carnaval com máximas de primavera, o IPMA alerta para o acentuado arrefecimento assim que o sol se põe.
Pode aproveitar o dia, mas leve agasalhos à noite.

Já aqui lhe dissemos: este fim de semana, 22 e 23 de fevereiro, pode trocar a camisola de malha pela T-shirt porque as temperaturas máximas são bem mais de primavera do que de verão.

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão subir em todo o País, alcançando valores pouco habituais para a época.

Este sábado, as máximas vão chegar aos 23 graus em vários distritos — Braga, Leiria, Santarém, Setúbal, Évora e Faro. No geral, quase todos superam os 20 graus. Contudo, é no domingo, dia 23, que o calor se vai fazer notar, chegando aos 25 graus em Leiria e 24 em Évora. Já Braga e Santarém vão registar até 23 graus. O distrito de Lisboa fica pelos 22.

Mas atenção que o IPMA avisa: as temperaturas mínimas continuam baixas, em alguns distritos com valores muito reduzidos, pelo que o arrefecimento noturno vai ser mesmo acentuado, devendo tomar as devidas precauções — por exemplo, levar agasalhos quando sai de casa, sobretudo para os miúdos, se for regressar tarde, e não arrumar ainda os aquecedores ou a lenha.

Tomando como exemplo Évora, no domingo em que a máxima prevista é de 24 graus, a mínima será de seis — uma oscilação térmica de quase 20 graus. Em Bragança, os valores vão andar entre os 21 de máxima e os dois graus de mínima. Em Lisboa, as mínimas deverão rondar os 11 graus e no Porto os oito.

As notícias não acabam aqui: é que a meio da próxima semana o tempo vai mudar. No dia de Carnaval, terça-feira 25 de fevereiro, as máximas já começam a descer e a nebulosidade a aumentar; e para o próximo fim de semana, pelo menos segundo as previsões atuais, já é esperada chuva em praticamente todo o País.