NiTfm live

Cidade

Atenção: esta sexta-feira as temperaturas descem 10 graus

Agasalhe-se, porque o fim oficial do verão chega de forma drástica.

Aprecate-se porque vem lá frio a sério.

A partir desta sexta-feira pode começar a sair de casa com os casacos mais quentes que até agora estavam bem guardados. É que as temperaturas vão descer drasticamente e assim vão continuar nos próximos dias. De um dia para o outro, vamos assistir a uma queda de 10 graus.

Depois de termos tido um início de outono bastante ameno, o frio, o vento e a neve vão chegar a Portugal já este fim de semana. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido a uma massa de ar frio proveniente da Islândia, os valores mínimos de temperatura vão chegar aos -5 graus em algumas zonas do país.

Está prevista a ocorrência de chuva na região Sul, podendo ser acompanhada por trovoada. No entanto, é da parte da tarde desta sexta-feira que a massa de ar muito frio começará a atingir o território continental. A partir deste sábado, dia 27 de outubro, é que começarão a ser registadas as temperaturas mais baixas. 

Além do frio, o IPMA alerta também para a ocorrência de vento moderado a forte, com rajadas que podem chegar aos 75Km/hora no litoral e aos 90 Km/hora nas terras altas. É por isso também, que o dia mais frio será sábado, devido à intensificação do vento que levará a que as pessoas sintam um maior desconforto térmico.

A agitação marítima também se vai fazer notar, com previsão de ondas entre os quatro e os cinco metros e as zonas mais altas do país poderão mesmo ter ocorrência de neve. As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15 graus Celsius, sendo que certas zonas do interior vão ficar-se pelos 7 a 12 graus. As mínimas não deverão ultrapassar os 10 graus, podendo chegar-se a valores abaixo de 0 no norte e centro do país.

No domingo, há ainda alguma previsão de chuva e de vento, apesar de mais fraco, e as temperaturas continuarão a baixar.